Pular para o conteúdo principal

Marcio Gaefke, profissional de educação física especialista em prescrição de exercícios para patologias específicas explica que a grande dificuldade do diabético além de fazer o controle glicêmico é perder gordura localizada e ganhar massa muscular. "Isso ocorre por um processo chamado resistência insulínica quando o pâncreas produz insulina a mais na tentativa de controlar os níveis de açúcar no sangue, mas esta quantidade em excesso de insulina acaba não funcionando como deveria".


No final das contas: sobra insulina que não funciona efetivamente, e a diabetes tipo 2 surge. Com o passar do tempo, as células produtoras de insulina - as células Beta do pâncreas, vão entrando em fadiga/falência e então é preciso mudar os hábitos e estilo de vida, assim como a administração de medicamentos contínuos.
"Quando se perde peso, perde gordura, mas também há uma queda da massa muscular em algum grau. Quando engorda novamente, apenas a massa de gordura que é volta a aparecer. Repetindo este processo diversas vezes, cada vez mais é natural que se tenha mais massa de gordura e menos massa magra", avisa o especialista.
Para Márcio, a grande questão é que a massa muscular faz parte da estrutura do corpo. São os músculos que dão sustentação aos ossos e evitam as quedas. "Os músculos armazenam entre suas fibras glicose, que é utilizada quando precisamos fazer alguma atividade física. Para ganhar massa magra e perder gordura localizada tendo diabetes é preciso entender que 80% da regulação da glicemia quem faz é o músculo, por isso é essencial praticar exercícios físicos resistidos com carga ou com o próprio peso do corpo já que o músculo o nosso corpo utiliza a glicose que está na corrente sanguínea sem a produção de insulina pelo pâncreas, ou seja além de ganho de massa magra, se torna viável melhorar a resistência à insulina e controlar a glicemia. Os ganhos vão além da saúde e respingam positivamente na estética", finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TETTO bar, primeiro espaço a trazer para São Paulo um conceito inspirado nas mais prestigiadas coberturas de Nova York, apresenta nova carta de drinks idealizada pelo mixologista Matheus Cunha. O novo cardápio foi pensado para resgatar lembranças dos mais diversos momentos da vida, seja uma materna, um presente dado ou recebido, um amor, um sucesso conquistado, um aprendizado ou, até mesmo, que te faça lembrar do seu atual tempo de vida. Sendo um dos nomes mais influentes na coquetelaria nacional e internacional, um dos pontos mais positivos de Matheus é a criação. "Desenvolvemos um cardápio para que todos possam se identificar, agradando aos mais diversos tipos de paladares e mexendo com os sentidos do corpo. A ideia é resgatar memórias, sabores e proporcionar uma apresentação impecável", pontua. Conheça abaixo os novos drinks do TETTO bar: Ao Nascer Leve, frutado e refrescante - R$ 38,00 Grey Goose com infusão de morango, calda de maracujá com gengibre, purê de abac

Zarpellon Jóias e Outubro Rosa! O mês de outubro remete imediatamente a campanha de prevenção ao câncer de mama que já está em seu 31º. ano consecutivo, chamando a atenção da população para a importância do diagnóstico e tratamento precoces. O câncer de mama é um problema de saúde pública mundial e é a segunda principal causa de morte em mulheres por câncer no mundo e, no Brasil, esse tipo de câncer é o que mais mata. A campanha do OUTUBRO ROSA teve início nos Estados Unidos em 1990, porém, no Brasil, o movimento começou apenas em 2002 e mesmo com o fato da campanha existir a tanto tempo, ainda há altos índices de morte por câncer de mama e novos casos são descobertos a cada ano. A Zarpellon, empresa atacadista de semijoias, que tem o público feminino em quase sua totalidade, seja através de suas colaboradoras ou sua rede nacional de vendas, está olhando para essa causa e “provocando” seu setor, através das mulheres empreendedoras e visionárias que usam a cabeça para os negócios. A gente provoca quem a gente gosta e se preocupa. Além do mais, ser consciente nunca esteve tão na moda!

    VEM COM A GENTE COLOCAR ESSA IDEIA NA CABEÇA!   “A campanha deste ano será simbolizada por uma bandana rosa com estampa própria, para ser colocada ou amarrada no cabelo, presa com o botton, estimulando a participação popular na conscientização sobre o câncer de mama, em um movimento simbólico de “colocar efetivamente essa ideia na cabeça”, materializado por um manifesto provocativo e racional à prevenção, que gera diagnósticos precoces e maiores chances de tratamento. Sabemos que a doença tem vários fatores desencadeantes, mas a prevenção através de exames e também a orientação para hábitos de vida mais saudáveis, ainda são ferramentas fundamentais nesse combate e precisamos falar sobre isso, ou melhor, gerar reflexão, afirma o CEO Guilherme Zarpellon.”.        As bandanas e os bottons serão vendidos através dos distribuidores e revendedores ZARPELLON, pelos valores de R$ 12,00 e R$ 13,00 respectivamente. O valor total da renda será destinado em 50% ao Instituto “Arte de Viver Bem”

O melhor da música brasileira em lives exclusivas. By Blue Note SP

BLUE NOTE SÃO PAULO APRESENTA LIVES PELA ARTE Série traz performances de grandes nomes atuando em dupla. Nessa semana com Paula e Jaques Morelenbaum   Se há uma expressão artística que ajudou a divulgar o nome do Brasil no exterior, é sem dúvida a música. Com todas as suas variáveis, mostrou a força de nossos cantores, músicos e compositores, hoje conhecidos e respeitados mundo afora. Blue Note São Paulo Apresenta Lives Pela Arte , novo projeto da casa de show paulistana, traz artistas de gerações diferentes atuando em dupla, e buscando unir o útil ao agradável: proporcionar performances exclusivas e ao mesmo tempo ajudar os colegas de profissão. Para segunda etapa dessa celebração à nossa música, no dia 10 de julho (sexta-feira) às 20h, foram escolhidos mais dois grandes nomes: a cantora Paula Morelenbaum e o  violoncelista  Jaques Morelenbaum que contarão com a Participação especial de Dora Morelenbaum e Lucas Nunes (violão). Juntos, eles mergulharão em um repertório r